Imagem de destaque COMEÇANDO COM A PATA DIREITA - Parque Milton Prates recebeu a 1ª Cãominhada do Bem-Estar Animal

COMEÇANDO COM A PATA DIREITA - Parque Milton Prates recebeu a 1ª Cãominhada do Bem-Estar Animal

23/06/2026 - 10:24
SECOM | Texto: SECOM | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, realizou nesse domingo, 21, às 8 horas, a 1ª edição da Cãominhada do Bem-Estar Animal. A ação foi realizada em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente e Proteção da Vida Animal (CODEMA), tendo como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito e dos cuidados com os animais.

A programação contou com “Cãominhada na Orla da Lagoa”; concursos de “Maior Cão”, “Menor Cão” e “Cão Mais Parecido com o Dono”; apresentação do cão Apolo do GOC (Grupo de Operações com Cães) da Polícia Penal; e “Feira de Adoção”, com a participação das ONGs Guardiões da Causa Animal e Amigos Patinhas de Rua.

O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, reforçou o compromisso do Município de olhar e cuidar cada vez mais dessa importante pauta, que é o bem-estar animal. 

“Mais do que um passeio, a caminhada tem o objetivo de conscientizar sobre os maus-tratos e reforçar a importância da adoção e da guarda responsável dos animais. Queremos envolver as famílias e incentivar esse cuidado com os pets”, destacou o secretário de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, Fabiano Oliveira.

A organização orientou que todos os cães estivessem com coleira e guia. Já os animais das raças pitbull e seus derivados utilizaram focinheira. A atividade integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e foi aberta à participação da comunidade.